Texto de Abertura

Começa Hoje, Começa Agora.

A opinião pública não pode ser só a opinião publicada. A opinião publicada não pode consumir/engolir a opinião pública.

Nascem­os para questionar, nascemos para pensar, nascemos para fazer pensar. Nascemos para acordar a nossa geração. Nascemos para transformar a geração passiva na geração ativa. Quebraremos os tabus, enfrentaremos os preconceitos, rasgaremos os "mas", questionaremos o status quo e o único pressuposto será o debate em si. Chegou a hora de nós, jovens portugueses, sermos participantes e não meros espectadores, de darmos um contributo para o debate público, de injetarmos nele uma dose de novidade, vitalidade e energia. Alargaremos o debate político para a ideologia, para os valores, para a filosofia, para lá da mera economia.

Não seremos mais meros destinatários. Questionaremos tudo, questionaremos as próprias questões e a sua formulação. Não estaremos prisioneiros do que é, do que está e do que tem de ser, buscaremos o que poderia ser, o como poderia estar e o que deveria ser.

Não nos bastará um "porque sim" ou um "porque não", nem tão pouco um "porque sempre foi assim". Não nos perderemos nos nomes, encontrar-nos-emos nas ideias. Não nos ficaremos pela mera factualidade, procuraremos o seu significado, as suas implicações. Discutiremos, indagaremos, perguntar-nos-emos e sonharemos, sonharemos com um Portugal cada vez melhor.

É esta a nossa luta, é esta a nossa missão.

Esta é a Hora, este o momento, isto é quem somos e é tudo.

O Em Breve já deu lugar ao Agora e o Pensaremos já deu lugar ao Pensamos. Agora, Pensamos Juntos.