A União Económica e Monetária (UEM) enfrenta atualmente uma crise identitária profunda, que ameaça fazer ruir toda a construção europeia. Efetivamente, os últimos anos têm revelado as deficiências estruturais de nascença deste projeto. Mais que nunca, faz revelar uma cisão dentro de uma Europa que se quer unida, fazendo surgir a necessidade de debate acerca de qual a Europa que queremos para o ...

Ler artigo completo

Acordo. Deprimido, aceito que o digam. Arrasto-me, (quase) literalmente, para uma secretária que materializa o que de mim esperam: que enfrente uma pilha de livros. Que devore centenas de capítulos, milhares de páginas e milhões de palavras. Que chegue ao exame e as despeje. Encaro essas duas horas como a derradeira prova de vida.

De um lado, o sucesso. Um sucesso aqui concebido de uma f ...

Ler artigo completo

Querida Amiga,

O assunto que te trago não é fácil de tratar. Receio que te zangues comigo, que me aches ousado, que te perguntes por que razão te trato por "tu" quando ainda mal nos conhecemos. És a pior inimiga que se pode ter, ganhas todas as batalhas contra quem, arrogantemente, te tenta enfrentar. Pelo exposto, começo pela parte fácil.

Por agradecer-te. Agradeço-te t ...

Ler artigo completo

A pretensão de fazer de todos naturalmente iguais é uma ficção e deve ser combatida. Todos têm capacidades e apetências diferentes e é uma componente relevante do crescimento a perceção de quais as inerentes a cada um.

Recentemente, o Governo veio tomar medidas no sentido de acabar com os exames no 4º e no 6º ano, instaurando provas de aferição no 2º, 5º e 8º anos. O pr ...

Ler artigo completo

"Basta lembrar que a “Saudade”, tão portuguesa, tão nossa, tão brilhantemente posta por palavras nos fados de Amália não tem, de acordo com muitos, tradução para o inglês. Mesmo que tenha, não será a mesma, não será a nossa “Saudade”, será outra. Outra qualquer, incapaz de representar as emoções que subjazem à nossa."

Um dos traços mais marcantes do mundo de hoje é, i ...

Ler artigo completo