Manuel Duarte Neves Gonçalves


Faculdade de Direito, UL

"Um pessimista vê uma dificuldade em cada oportunidade. Um optimista vê uma oportunidade em cada dificuldade."
- Winston Churchill

SAIA. Por Favor

SAIA. Por favor.

Ao Presidente do Sporting Clube de Portugal

Começo por agradecer.

Foi uma vitória sua e do seu projecto a sustentabilidade financeira conquistada pelo Sporting. Obrigado.

A revitalização de muitas outras modalidades, para além do futebol, e o reforço dos títulos que elas trouxeram ao nosso Clube é mérito seu. Obrigado.

São também suas as melhores vendas de sempre, vendas históricas, de activos do nosso Clube. Obrigado.

E a instituição do vídeo-árbitro no nosso campeonato, contra as tantas vozes do poder instalado que se exerce na penumbra, é um feito quase exclusivamente seu. Um feito enorme que lhe ficamos a dever, nós Sportinguistas, nós portugueses e, acima de nós, o supremo princípio da defesa da verdade desportiva. Obrigado.

Somos-lhe gratos, Presidente. Nós sócios, e toda a imensa massa de adeptos Sportinguistas.

E, porque somos gratos, tolerámos, durante cinco anos, as suas egocentrices de menino mimado. Como quando se permitiu adiar Gala de Aniversário do Sporting porque decidiu que era esse mesmo dia que queria para se casar. Ou como quando usou os recursos do Clube para editar um vídeo a anunciar, nos ecrãs gigantes de Alvalade, que tem um filho para nascer…

Porque somos gratos, tolerámos os seus permanentes comentários deselegantes, grosseiros, ordinários. Como quando chamou ‘Pitinha’ a Pimpinha Jardim. Ou como quando confessou (impondo-nos, diga-se, uma verdadeira visão dos infernos…) que "dorme com os três olhos bem fechados"…

Porque somos gratos, tolerámos, os seus queixumes piegas e sem consistência. Como quando se vitimiza por não ter vida privada porque a Comunicação Social confunde a sua vida pessoal com a profissional, e, ao mesmo tempo, expõe permanentemente a sua vida familiar com alarido…

Porque somos gratos, tolerámos os seus insultos, tantas vezes indignos, infames, que dispara sempre que alguém ousa criticá-lo. Como quando chamou bêbedo a Miguel Sousa Tavares, profetizando-lhe, a seguir, uma morte prematura e terminando por sugerir-lhe (decerto inspirado na sua própria experiência) que fizesse um peeling...

Porque somos gratos, tolerámos os seus abusos de poder em causa própria. Como quando, ao longo dos seus mandatos, pelo menos já por duas vezes, fez aumentar o seu salário...

Porque somos gratos, tolerámos as suas prepotências déspotas. Como quando proibiu os Sportinguistas de lerem jornais, verem televisão, seguirem redes sociais...

Porque somos gratos, tolerámos o populismo patético e, a seguir, a negação das suas promessas por cumprir. Como quando nos prometeu a vitória do título e depois, desavergonhamente, negou que o tinha feito...

Porque somos gratos, tolerámos tudo isto e, apesar de tudo isto, legitimámo-lo, neste mandato, uma segunda vez...

Há três dias, em mais uma das suas catarses facebookianas, na tentativa cobarde de se distanciar da responsabilidade de mais uma época sem títulos, desprezou os pressupostos mais elementares da lealdade e da solidariedade para com a equipa que é a sua: Lavou a roupa do balneário em frente do país inteiro, destruiu publicamente a equipa principal e, com isto, instalou o Clube numa crise de que não há memória.

Não contente, ontem, depois de apaziguada a situação - por mérito do nosso Treinador, diga-se, que agarrou a equipa – quis remexer na ferida noutra catarse de arrogância e prepotência: reafirma que continua a haver lugar a processos aos jogadores e sublinha, para que fique claro para todos, que quem manda no Sporting é o Presidente. Miseravelmente três horas antes do jogo! Sem ter a noção de que podia ter gerado uma inédita greve de Jogadores. Ou, talvez pior. Talvez não se importe mesmo com as consequências das suas posições para o Clube, desde que o seu ego fique devidamente afirmado.

Ainda não contente, depois de um jogo que ganhamos, depois de uma vaia monumental do estádio à sua pessoa, depois do enorme aplauso à equipa, o que vence em si é o desespero de quem quer ter, a qualquer custo, a última palavra. E o desejo doentio de palco. Ocorre-lhe, pois, perante o apelo irresistível de uma plateia de jornalistas, sem ninguém lho pedir, apoderar-se da cadeira protagonista. Nesse momento, todos rezamos, na esperança, no desejo profundo, de que dissesse o que havia para dizer: Um obrigado à equipa por ter sido unida e profissional. E um pedido de desculpas, como é de homem. Mas não. Mais uma catarse. Na forma, o pistoleiro do costume. No conteúdo, o vazio de tantas vezes. Tudo espremido, a mensagem foi “assobios pode ser, mas chamarem-me nomes, isso não”. Foi isto que o presidente entendeu ser importante passar neste momento crucial. E nisto, levou 21 longos, intermináveis, minutos. 21 minutos de sofrimento, de vexame, de vergonha alheia para todos os Sportinguistas.

De premeio, deixou cair o intolerável. Na tentativa de tirar peso à enorme vaia que sofreu no estádio, insinuou que os assobios vieram de "grupinhos de adeptos da nascente e da poente." De seguida, desconsiderou, achincalhou esses adeptos. E explicou que a razão por que não se importa com os assobios é porque "já está habituado à parvoíce e à ingratidão".

Já sabiamos muito sobre si. Coisas que tolerámos porque somos gratos. Mas, nos últimos dias, aprendemos coisas novas. Tome nota, Presidente:

Aprendemos que temos um Presidente que tem medo da verdade, que tenta enganar-se a si próprio: Os assobios foram gerais. Os insultos também. Não vieram daqui ou dali. Vieram, com a força de um rugido, de todos os lados do Vulcão.

Aprendemos que temos um Presidente que, para defender o seu ego, toma, voluntária e deliberadamente, posições que prejudicam o nosso Querido Clube.

Aprendemos que temos um Presidente que decide que há bons sócios e maus sócios. Que se atreve a chamar parvo e ingrato a um estádio inteiro! Saiba que, para um verdadeiro Presidente, cada sócio é sagrado. Porque os sócios, todos e cada um, e os adeptos, todos e cada um, são o fundamento, a razão primeira, de um Clube. Um verdadeiro Presidente, sabe-o. Melhor, um verdadeiro Presidente sente-o. Lembro-lhe que foram os sócios que o elegeram. Sem eles, o senhor não teria esta existência. Os sócios e adeptos Sportinguistas são os melhores do mundo. Exigem-lhe respeito, orgulho e gratidão, senhor Presidente. Quando falar dos sócios do Sporting, por favor, ponha-se em sentido.

Aprendemos que temos um Presidente que já não podemos tolerar. Não toleramos mais um Presidente que faz do Clube alvo de chacota. Que persiste em reduzir-se a uma anedota. Que insiste em ser, ele próprio, o maior trunfo dos nossos adversários.

Não era este o Rumo que queria dar ao Sporting, pois não? Algures, no tempo, deixou-se ultrapassar pela enormidade do seu próprio ego e desviou-se do Rumo que era o seu e que todos acreditámos que era o nosso. O Bruno de Carvalho que prometeu ser em 2013, pelo qual eu tirei de casa o meu querido avô, com quase 90 anos e já muito doente, para o levar a pôr, em si, a cruz do voto, não existe já.

Inspiro-me na Mensagem de Pessoa, para lhe dizer que o nosso Dom Sebastião é, hoje, um cadáver adiado... que já não procria coisa nenhuma.

Se ama o Sporting, sabe que o seu caminho só pode ser um: SAIA. Por favor.

Manuel Duarte Neves, Sócio 29.285


52 comentários

  1. MUITO BEM . APOIADO .

    1. Muito bem redigido!

    2. Sem acrescentar nada, subscrevo totalmente, parabéns pelo texto, e que o BdC saia já!

      1. Muitos Parabéns ... Saia Sr Presidente ou os sócios correm consigo e muito bem

    3. Sócio 13.476 há mais de 30 anos. Parabéns pela muito lúcida crônica. Inteiramente de acordo, assino por baixo, sempre assim pensei. Também sempre votei nele e hoje arrependo-me muito de ter estado 4 horas na fila para votar para a sua reeleição, mas foi p

      1. Não se arrependa! BdC valeu a pena por tudo o fez, o que trouxe de volta o nosso Sporting. Mas deslumbrou-se, encheu-se de orgulho, ensoberbeceu-se, não soube parar, bateu de frente... e o orgulho continua a toldar-lhe o discernimento...

    4. Verdadeiro e conciso.

    5. Muto bem! Esperemos que este calvário não se prolongue.

    6. Mais um abutre há espreita de tacho! Vai dar banho ao cão e depois lava-te com a mesma agua

    7. Anda tudo doido... devem ser a m3rda dos croquetes q vos andam a fazer falta!!! Senão fosse o bdc já tínhamos acabado... quase q n tínhamos um jogador a 100% ficamos em 7 lugar!!! Tenham vergonha!!!!

    8. Texto brilhante!! Certeiro. Assinado: Adepta Benfiquista! Estamos juntos!

  2. Engraçado tanta tolerância sua pelo o nosso presidente , mas acha bem quando um Miguel de Sousa Tavares comenta constantemente assuntos que não são da sua área , e não só futebol , e quanto a isso nada escreve ? Porque nao comenta o sr Miguel de Sousa Tav

    1. Caro jorge: O MST não é presidente do nosso clube. É comentarista. Pode dizer e eu também, a trampa toda que quiser. O BDC não.

    2. deve ser pelo sobrenome... só pode

  3. Subscrevo tudo! E tenho de partilhar...

  4. Revejo-me em quase todas as suas palavras! Penso que de uma forma simples e direta diz tudo o que há para dizer.

  5. Fantástico texto! Subscrevo!

  6. O texto não presta, não disse mal do Benfica...

    1. Grande verdade, lampiões ou á aqui costela de toupeira?

  7. Sem comentários ... caímos no ridículo !

  8. Está bem feito sim senhor. Mas peca por escasso. Também por lhe agradecer é que lhe perdoei cuspir no presidente do Arouca, fazer-nos perder milhões com A Doyen e ligar-se à Traffic, o fato do Marco Silva, a banhada que levou na semana passada do Salvador

  9. Nem mais caralho! Quero te a Presidente! Candidata que eu voto

    1. É novinho ainda.... mas fica na calha

      1. No vinho e não só, deve ser bagaço vodka, etc. Julga que sabe tudo e não sabe nada do que se passa

  10. Exactamente o que 50% dos sócios e adeptos pensam... Incluído eu! Atenção que o maior cego é o que não quer ver!!!

  11. Quando a Banca voltar a tomar conta do Sporting ,talvez se lembrem do BdC. Errou . No texto são enumerados todos os bons actos de gestão de BdC ,não todos ,falta ,por exemplo o Pavilhão João Rocha ,falta também a coragem com se bateu contra principios

    1. Concorfo

  12. Ele sai e quais são as opções para entrar que sejam melhor que ele ? Todos os que estiveram lá nos 10 anos antes dele nem para lhe engraxar os sapatos servem. As pessoas não são perfeitas, se pensarmos bem desde que BDC entrou no Sporting o que fez de po

  13. E quem o incumbiu a si de falar por todos os sportinguistas?!???? Querem ver que temos outro Bruno de Carvalho, que julga que fala pelo mundo?! Pois eu e muitos que estavam comigo não assobiaram o Presidente, pelo contrário. Sabemos bem o que se passa com

  14. Parabéns pelo texto

  15. Subscrevo por inteiro. É um filme que não queria ver e que um dia antes do meu ex presidente ter fechado a sua conta no Facebook o alertei para o que está a acontecer poder estar na eminência de tão vir a acontecer. Em menos de 5 minutos o meu post já tin

  16. Grande texto Manuel. Um abraço. Peço autorização para partilhar!! Saudações leoninas.

  17. Não esteve no mesmo estadi que eu nem na mesma hora. És mentiroso, deturpas a verdade sua toupeira aziada. Socio com box e sempre presente

  18. Muitos parabéns pelo texto.

  19. Bom texto para uma calma reflexão de excelência, pois a UNIÃO em torno dos elevados interesses desportivos e financeiros do nosso esplendoroso SPORTING CLUBE PORTUGAL é o ponto mais fundamental. Todo o Homem pode errar por motivos de disfunção pontual da

  20. Fico pasmado quando verifico que ainda existem Sportinguistas a idolatrarem o Bruno de Carvalho. Eu votei nele Sim... Mas por amor de Deus... Abram os olhos... Bruno de Carvalho... Tem q sair. Já... Ele é um touro enrraivecido que Marra em tudo o q mexe..

  21. Apoio tudo que escreveu,por amor e paixão ao nosso Club tem de sair!!!

  22. Top!

  23. Agradecer ?!........ Sustentabilidade financeira ?!..... Ainda vamos ver , ao que parece se calhar não será como pintam . Vendas históricas !.... Qual ?!.... Na realidade que € é que entraram no clube ?.... Vídeo-árbitro ?!..... Noticia do MAIS FUTEBOL

  24. Simplesmente brilhante exposição... Digna de uma medalha de Mérito!! Deu-nos todas e as mais acertivas palavras. Não fica nada por dizer. Lamento ainda haver adeptos e sobretudo sócios, que ainda se solidarizam com BC.

    1. Sou adepto, não sócio, mas subscrevo na íntegra.

  25. Muito bom. Subscrevo na íntegra...Porque a nossa força é Brutal!! Viva o Sporting!!

  26. Partilhei desta opinião entre o post de 5a feira e o jogo de domingo. Mas depois disso estamos a assistir à passarela de vaidades dos croquetes que me estão a fazer lembrar o que era o Sporting pré BdC. Aquele Sporting para o qual me envergonho de ter con

  27. Subscrevo na íntegra. Obrigada, Manuel!! Vera Roquette, Sócia N° 76.727

  28. Caro sócio, respeito todas as opiniões, mas vejo-me obrigado a pedir -lhe que corrija a sua publicação se pretender de facto ser correcto e objectivo, na medida em que é falso que todo o estádio tenha assobiado e injuriado o Presidente. Nem eu, nem muitos

  29. Apoiado. É urgente a saída, sob pena de graves prejuízos financeiros.

  30. O português está bom. Ainda é de acordo com a anterior ortografia? O conteúdo é seu. Não estou de acordo, como é obvio. P grande problema dos sportinguistas, não é o presente, mas sempre o embrulho. Pena.

  31. É a sua opinião, assinada, e por isso respeitável. Mas discordo totalmente do peso relativo que dá às coisas boas e más da gestão deste Presidente. Quando se pesa com rigor e a frio o muito de bom que ele fez, e o muito de mau que outros fizeram antes del

  32. Fantástico...

  33. Muito bem... tenha é cuidado e não se engasgue nos croquetes...

  34. Brilhante! Este texto é soberbo! Parabéns.

  35. "Foi uma vitória sua e do seu projecto a sustentabilidade financeira conquistada pelo Sporting. Obrigado." LOOOL

  36. Boa tarde, concordo com algumas coisas que disse, porém acho que o BdC já fez muito pelo Sporting. O facto de não ser, por vezes, politicamente correto nas suas palavras, e estas serem ditas em meios sociais, e não no seio do Clube, parece-me incorreto. M

  37. Desculpa mas vejo algum benfiquismo neste teu texto. Se calhar é melhor voltarmos aos notáveis de antigamente que mais não fizeram do que colocar o nosso Sporting num patamar ao nível quase de quem ninguém respeitava no desporto nacional. Se fores quest

  38. Tretas! Muitas tretas neste artigo. Mentiras, falácias e frases-feitas. Bruno não fez aumentar o seu salário. Foram os sócios em Assembleia Gera, na qual o autor não esteve com certeza, que decidiram aumentar o salário do Presidente. A Gala do Sporting já

  39. Pacto com laranja! Bruno de Carvalho é um génio! BC fez um pacto com o diabo aos 6 anos de idade quando sonhou ser presidente de um clube, fosse ele qual fosse. O demo garantiu-lhe o Sporting, mas para isso teria que pactuar. Obediente, BC tem pactuado al

  40. Parabéns texto maravilhoso este homem tem mesmo que ir para a rua já ****ontem....**** vou partilhar obgo

  41. É melhor começar a poupar. Vai voltar o tempo do croquete e pastel de nata. Bando de imbecis que agora que o clube vai começar a receber o dinheiro dos direitos televisivos querem todos mamar.

  42. Excelente dissertação, na qual me revejo integralmente Também apoiei o Bruno de Carvalho e manifesto o meu agradecimento para o que foi feito, nomeadamente a reestruturação financeira e a reabilitação das outras modalidades. Também agradeço relativament

    1. Meu menino queres tacho vai trabalhar seu pateta todos sabemos quem tu és

  43. O texto está excelente, salvo uma pequena gralha: onde se lê "De premeio" deveria ler-se "De permeio". Quanto ao conteúdo, sou forçado a concordar.

  44. Bruno Chega de tanta asneira. Agradeço o que fizeste de positivo pelo Sporting. Estou grato por isso, mas...FORA!!! Chega de tanta porcaria!!!!

  45. Como gostaria de ser eu o autor deste belíssimo texto. Obrigado Manuel Duarte Neves por nos recordar tantas diatribes cometidas pelo Sr. Bruno de Carvalho.

  46. Eu cá gosto do Bruno de Carvalho.... :) Se formos os primeiros como ele a não aceitar o erro e a construção humana seremos igual a ele .. e acima de tudo não é fácil ser líder de um clube em que a maioria dos adeptos são críticos do próprio clube e não de

  47. Manuel Duarte, apoio-o incodicionalmente.

  48. Magnifico texto muito bem escrito. Obrigado e parabéns

  49. Onde andava o caríssimo sócio enquanto os Presidentes anteriores deslapidaram património, venderam jogadores em saldo para pagar salários, hipotecaram passe de jogadores apra fazer face a dividas, deixaram o clube em situação de falência?? Onde andava o

  50. Concordo com algumas observações que fez. Todos os sportinguista têm também a sua culpa, se fossem mais exigentes na defesa do nome Sporting C.P. aos ataques diariamente pelos meios de comunicação social e da vergonha das nossas televisões a enxovalhar o

  51. Podia ter sido o melhor presidente de sempre ...

  52. Muito bom

Deixar um comentário