Francisco Reis


Faculdade de Direito, UL

"Para ser grande, sê inteiro: nada Teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és No mínimo que fazes."
- Ricardo Reis

Da Importância da Educação Física

A nota de educação física vai voltar a contar para a média de candidatura ao ensino superior, e ainda bem! Num país com uma elevadissima taxa de obesidade infantil(segundo um estudo da APCOI 33,3% das crianças portuguesas entre os 2 e os 12 anos têm excesso de peso e 16,8% são obesas) parece-me até chocante que alguma vez tenha deixado de assim o ser.

Os sábios gregos cedo perceberam a importancia da dimensão física para o equilíbrio do ser humano. Já Platão reconhecia que o homem que apenas domina o intelecto é tão coxo como o que apenas domina o físico. Aliás, há historiadores que defendem que "Platão", do grego Platon, que significa largo, era a alcunha do filósofo e não o seu nome, alcunha que lhe teria sido dada pelo treinador de luta devido ao seu porte físico. Trata-se, a meu ver, de uma das muitas questões em que a sapiência dos antigos estava certa, o exercício físico não é apenas essencial para a saúde do corpo, é fulcral para a saúde da mente, basilar para o desenvolvimento de uma pessoa sã.

E porque é que isso implica que a educação física conte para a média? Porque caso contrário essa disciplina, que consiste na única ocasião em que muitas crianças praticam atividade física na sua semana, será negligenciada, não lhe sendo dada a atenção que merece e não sendo encarada com a seriedade devida.

Um argumento que frequentemente oiço no sentido contrário é que não seria justo condicionar a entrada das pessoas na Universidade em função da nota nesta disciplina, na medida em muita gente simplesmente nasce com menos aptidão motora. Ora, nem todos temos a mesma aptidão cognitiva e isso não impede que se contabilize as notas das restantes disciplinas. E a verdade é que, enquanto a nota destas varia sobretudo em função dos resultados nos testes, em Educação Física é dada uma enorme importância ao empenho do aluno (prova disso é o facto de o autor destas linhas apesar dos seus dois pés esquerdos ter conseguido, quando frequentou o secundário, boas notas nesta disciplina).

Mais, em Educação Física a atitude não só é muito valorizada, como muito trabalhada. Num desporto de equipa aprende-se companheirismo, na pista de atletismo incute-se persistência, na ginástica trabalha-se concentração, nesta disciplina forma-se carácter. A Educação Física não é apenas uma disciplina fundamental para a saúde pública, é importantíssima para a formação do cidadão.


0 comentários

Deixar um comentário